24 de setembro de 2022
Barcelos
Em 2022, a Couto-Mixto aliou-se a agentes culturais locais para promover um evento que partia da sua sede, o Centro Comercial Barlos, e se estendia para zonas adjacentes, na cidade de Barcelos. O Barlos, que empresta o título do local onde se situa, estabelece uma ponte entre o artesanato de Barcelos e as linguagens artísticas contemporâneas. Esta iniciativa é organizada por agentes que compreendem a produção artística e cultural como definidora de identidade coletiva, e que a vêem como uma ferramenta de integração e valorização das comunidades.
Esta primeira edição aconteceu ao longo de um dia inteiro, em Setembro de 2022, entre o Centro Comercial Barlos, a Rua Dom António Barroso (Rua Direita de Barcelos) e o Largo Dr. José Novais. Permitiu inaugurar movimentos de cooperação entre: a Associação de Artesãos “o Galo” e a Tasco Tableware (projeto que juntava o processo artesanal da cerâmica de Viana do Alentejo e o design contemporâneo); o Instituto Politécnico Cávado do Ave e agentes culturais Barcelenses; alguns artistas contemporâneos e António Ramalho, bisneto da artista Rosa Ramalho, cujo trabalho serviu de inspiração para uma exposição com estes criadores. O evento permitiu a concretização dos objetivos do projeto de forma excecional, tendo sido unanimemente considerado um sucesso pela organização, artistas e público, não só a nível programático, mas sobretudo devido às possibilidades e cruzamentos que dele surgiram.
O Barlos 2022 foi promovido em colaboração com a A Macho Alfa - Associação Cultural; Lovers & Lollypops; e a Zoom - Associação Cultural.
Sabe mais sobre o nosso papel na produção do Barlos aqui.