Ecos do Caminho

Serviços

Cl

Programa de Financimento

DGArtes

Execução de candidatura e gestão de comunicação

A Banda Musical de Oliveira inicia um projeto de criação de repertório original inspirado nos Caminhos de Santiago.

A Banda Musical de Oliveira (BMO) é uma das mais antigas bandas filarmónicas de Portugal e a única ativa no concelho de Barcelos. Fundada em 1782, tem sido várias vezes distinguida pelos serviços culturais e educacionais prestados à comunidade. No seguimento da sua atividade prolífica, a BMO lança o projecto “Ecos do Caminho - uma jornada musical pelo Caminho de Santiago”, que tem como principal objectivo a criação de repertório original inspirado no património material e imaterial dos Caminhos de Santiago.

Durante os seus 240 anos de atividade, a BMO tem garantido a sua sobrevivência com base no associativismo voluntário e em apoios municipais pontuais. Promove, através da sua escola, a formação musical de muitos jovens, tendo alguns atingido carreiras de sucesso a nível internacional. O “Ecos do Caminho” enquadra-se num movimento de profissionalização que a BMO está a desenvolver, como forma de reforçar a sustentabilidade da instituição e valorizar a qualidade da oferta artística: promovendo novas criações de compositores nacionais e a inclusão de profissionais com formação superior nos seus quadros.

Este projeto foi selecionado no âmbito do Programa de Apoio a Projetos - Música e Ópera, promovido pela DGArtes em 2024, e iniciou a sua concretização no final do ano passado.

Outros Projetos

Ver Todos