Projetos de Cooperação Europeia - Convocatória 2025 Aberta

Serviços

Cl

Abertura de concurso para Projetos de Cooperação Europeia 2025

Um concurso para o sector cultural e criativo europeu

Abriu hoje, dia 11 de dezembro, e assim se manterá até dia 13 de maio do próximo ano, a convocatória para submissões de propostas a Projetos de Cooperação Europeia, o programa da Europa Criativa que co-financia projetos no sector cultural e criativo.

Sabe mais sobre o projeto que redigimos e no qual cooperámos que conseguiu o apoio deste programa: EDGE - Festivais de Música Ultraperiféricos.

Informações sobre o programa

Os projetos devem ser concebidos e executados por um consórcio constituído, no mínimo, por três entidades de três países participantes (ver lista aqui) e têm no máximo duração de 4 anos.

Dimensão dos projetos

Desta vez, encontra-se aberta a convocatória para as três escalas:

  • Pequena (pelo menos três organizações de três países diferentes; até 200.000€ por projecto / 80% de co-financiamento);

  • Média (a partir de cinco organizações de cinco países diferentes; até 1 milhão de euros por projecto / 70% de co-financiamento);

  • Grande (pelo menos 10 organizações de dez países diferentes; até 2 milhões de euros por projecto / 60% de co-financiamento).

Prioridades

Também foi definido que os projetos devem responder às prioridades 'globais' definidas pela Comissão Europeia, nomeadamente a sustentabilidade ambiental, inclusão e igualdade de género, transição digital e relações internacionais - uma diferença relativamente ao sistema anterior que apontava prioridades específicas em cada convocatória.

Objetivos europeus

Os projetos devem escolher contribuir para um de dois objectivos: criação transnacional e circulação - que procura reforçar a criação e circulação transnacional de obras e artistas europeus; ou inovação - se o intuito do projeto for aumentar a capacidade dos sectores culturais e criativos europeus para nutrir talentos, inovar, prosperar e gerar empregos e crescimento.

Quem se pode candidatar?

Neste concurso, podem candidatar-se entidades colectivas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos; e empresários em nome individual que sejam activos no sector cultural e criativo com sede legal num dos 40 países participantes no programa.

Outros Notícias

Ver Todos